sexta-feira, 4 de maio de 2012

PASSEANDO POR ITU

Olá Pessoal

Hoje vou falar um pouco da minha cidade, Itu é uma cidade do tempo da república, com muitas construções antigas e até tombadas pelo patrimonio público, nem sempre damos valor para as coisas que nossa cidade tem. Outro dia eu e Aline minha filha estavamos andando pelo centro e resolvemos conhecer o prédio de uma fabrica, desativada a muitos anos a Fabrica São Luis fica no centro da cidade, sempre soubemos da existencia de que a fábrica virara um local cultural, para se ter uma ideia, a um tempinho atrás meu grupo de trabalhos da faculdade usou as dependências da fábrica em um projeto do qual a nossa nota foi a melhor! Mas eu nunca estive dentro dela,  um colega foi quem  visitou e tirou  fotos  para o trabalho,  mas não tinhamos curiosidade em entrar. Neste dia estavamos com um tempinho livre e resolvi finanmente conhecer.

Confesso valeu a pena!!!

Aqui estão algumas fotinhos que tiramos!!!


A Fábrica de Tecidos São Luiz foi a primeira a vapor do Estado de São Paulo e a segunda do Brasil. Suas máquinas vieram dos Estados Unidos e o complexo da caldeira da Inglaterra.


A Fábrica São Luiz funcionou por 100 anos, encerrando suas atividades em 1982. Tombada pelo Patrimônio Histórico, vem sendo restaurada desde 1997.




Isto eu acho que era um forno a lenha para aquecer a caldeira talvez!!!

A maquinaria veio da América do Norte, desembarcou no Porto de Santos, o transporte foi feito em carros de bois, o que durou três dias.   Gente carro de bois!!! aff. que doideira!!!



olha nós ai, vou dizer que foi um passei rápido mas o lugar é muito gostoso dá pra sentar e ler um bom livro ou até mesmo curtir  o lugar sem fazer nada!

Atualmente, a Fábrica São Luiz é um grande complexo cultural e turístico para eventos e encontros. Feira de Antiguidades, Exposição de Orquídeas, eventos natalinos, bazares e outros eventos culturais e sociais fazem parte da programação anual do local.



a noite o prédio fica iluminado o que dá a praça um ar nostalgico.

então gostaram! quando passarem por Itu, visite o espaço, vale a pena!


2 comentários:

  1. GOSTEI! Fale mais de Itu!

    ResponderExcluir
  2. Olá "anonimo"

    não costumo postar sobre minha cidade, mas não resisti falar quando conheci este espaço pois fica no centro da cidade e sempre passou desapercebido por mim.

    obrigada pela visita.

    ResponderExcluir