sábado, 4 de setembro de 2010

LEIA SEU FUTURO NA BORRA DO CAFÉ.

Postado por DRICCA às 17:49
Quem não lembra da novela “O Clone” ( é fui buscar um pouco longe) a Jade e Zoraide lendo o futuro em uma borra de café? Antes desta cena eu desconhecia a  Cafeomancia.
Na foto Giovanna Antonelli como Jade e Jandira Martini como Zoraide.
Eu adorooo café e sempre tive curiosidade de ver meu futuro em sua borra, mas o difícil será tomar o café sem ser coado.  Será que é ruim? Eu não gosto nem daquele Nescafé, pozinho que coloca na água quente, sou mais café tradicional Brasileiro.

Li que no mundo árabe,  a  cerimônia  de  preparar  e servir  o  café  faz  parte  da  tão   conhecida hospitalidade   árabe,  é  sinal  de  que  a  visita é bem-vinda  e honrada  por  seu  anfitrião.  
 
No   deserto  ou em  uma  casa  árabe   moderna,    o tradicional   preparar  e servir o café é  sempre  feito com muita  dedicação.    O ritual básico   não mudou muito através das gerações.

Tradicionalmente no deserto o café é preparado na fogueira, em um utensílio, bule especial conhecido como "Dale". O tradicional fogo de chão é o preferido para o preparo do café porque dizem adicionar um sabor especial. 

O café depois de pronto e preparado com temperos especiais como hal (cardamomo), é servido em outro bule especial limpo, acompanhado de pequenas xícaras sem alça. 

O café árabe não é coado, espera-se a borra sentar no fundo para servir. O anfitrião costuma servir um pouco em cada xícara e costuma-se repetir por várias vezes, o café geralmente é servido amargo nessas ocasiões.
 
No dia a dia, o café é preparado em pequenas quantidades também em um bule especial sem tampa, pode ser murrah (amargo), mazbutah (no ponto) ou hilua (doce), acompanha um copo de água. 

A maneira de preparar é fácil:

coloca-se água a ferver no bule
adiciona-se açúcar, quando dissolver o açúcar
coloca-se a quantidade de café desejada,
tempera-se com um pouco de cardamomo ,
mexe-se com uma colher até levantar espuma, sem ferver.
Tira-se o bule do fogo e coloca-se uma colherinha de espuma em cada xícara de café, espera-se a borra sentar um pouco no fundo e está pronto para servir. “Tafadal!”.

 “À vontade, sirva-se!”.

A Cafeomancia veio logo após a Chegada do café ao mundo árabe.

Muito difundida nos países árabes, tornando-se uma de suas mais ricas tradições, principalmente no Irã, na Turquia e no Sul da Rússia, onde era praticada pelas cortes dos grandes czares e responsável por decisões importantes para a Humanidade.

Essa prática divinatória árabe era usada pelas odaliscas dos sultões antigos que, através da Borra do café, previa qual odalisca seria escolhida para aquela noite.
Atualmente a prática da Cafeomancia é muito difundida pelos ciganos e utilizada na Turquia e nos países do norte da África, que conservam essa prática há vários séculos, passando-a de geração a geração.


Nas famílias árabes mais tradicionais, ainda hoje as mães lêem as xícaras “sujas” dos filhos e dos maridos depois do almoço.

Para os árabes, a borra de café revela segredos e indica caminhos.
 
O café é excelente  para atrair a prosperidade e atua como elemento de limpeza em rituais. Incensos de café atraem a prosperidade e limpa o ambiente, além disso pode ser utilizado em magias para os relacionamentos.

Como ler a sorte na borra da xícara do café.

A leitura do café se derivou da leitura da xícara de chá que era praticada pelos chineses, depois foi criada a leitura da borra de café no mundo árabe, onde até hoje existe.
A pessoa que bebeu o café deve fazer o seguinte procedimento: (Note que este procedimento não pode ser feito por uma outra pessoa!) ela deve retirar o pires de debaixo da xícara de café e coloca-la sobre a xícara.

Depois ela deve fazer alguns (2 ou 3)pequenos circulo-movimento com a xícara e o pires para que a borra se movimente também. Finalizado os movimentos a pessoa deve girar a xícara de tal modo que ela descanse no pires (como mostrado na figura ao lado). 

Algumas pessoas dizem que colocando uma moeda sobre a xícara trará dinheiro a pessoa que quer ler a borra. Assim coloque uma moeda sobre a xícara e você vai ver que a moeda vai absorver o calor da mesma.
Agora você deve esperar até que a xícara esfrie. Se você virar a xícara antes da mesma esfriar, os desenhos da borra de café não ficaram formados e vão escorrer pela xícara. Assim tenha paciência e espere! 

A pessoa que vai ler a sua xícara deve "abrir" a xícara. "Abrir" a xícara em Turco significa retirar a xícara do pires e começar a ler a mesma. Caso a xícara "grude" um pouco no pires, isso significa boa sorte e fortuna ! Bom começo de leitura ! O fundo da xícara significa o seu coração ou sua casa. Assim se a borra esta toda no fundo da xícara seu coração esta pesado e você esta com alguns problemas na sua casa. Caso o fundo esteja claro significa o oposto ! Tudo branco e limpo ! 

Você verá que se formaram várias figuras ao redor da xícara. Aqui você precisa de imaginação para ver os desenhos formados ! é claro que ha também pessoas clarividentes que conseguem ver mais do que outras... Cada figura tem um significado, assim se você ver : peixes (sorte grande - tipo felicidade ou dinheiro), cachorro (fidelidade), cobra (traição), gato (egocentrismo) e assim por diante ! 

O mais usual é o peixe que é formado como se fosse um "borrão" suspenso na xícara.Assim vários símbolos podem ser interpretados como : anéis (casamento!), crianças (nascimentos), pássaro (boas noticias, etc... Note que a forma não necessita ser bem definida ! Seria como uma obra de arte moderna mesmo ! 

Você vai notar também que pode aparecer traços compridos, cada um destes traços significa uma pessoa. Assim 4 traços lado a lado significa uma reunião de quatro pessoas. Você terá de olhar e imaginar o que esta vendo... dai sairá a sorte da borra do café. Aqui está uma das fonte de pesquiva: http://www.kumpaniaromai.com.br/textos/cafeomancia.htm


Abaixo foto de algumas borras que achei na pagina 

http://www.arcmandalas.com.br/cafeomancia.htm, lá você acha mais fotos e interpretações.


Girando a xícara, no sentido anti-horário, surge depois do chapéu feminino, um homem de terno com o chapéu, virado de costas - ao que parece dançando, com uma mulher de vestilo longo, destacados em amarelo.
 Interpretação:   um novo parceiro. No entanto, uma pessoa de costas indica que ela não está segura do seu caminho. Quando uma mulher vê as costas de um homem, este é o seu marido. Há entre eles uma desconecção que cresce cada vez mais.
         ******************************************
Girando a xícara, no sentido anti-horário revemos o majestoso antílope em destaque, com seu cavalo-marinho, e bem de baixo do arco do chifre direito dele, surge um chapéu feminino destacado em rosa.


Interpretação: O chapéu feminino sugere que este, será um homem rico!

******************************************

Girando a xícara mais uma vez, ela é finalizada por uma porção de circulos com pontos no meio, inclusive um com um coração.

Interpretação: circulos com pontos dentro
- sucesso no amor (vários)





Depois que você acabou de ler a xícara, você pega o   pires e derrama sobre a xícara. 

No pires também será formada imagens e desenhos que devem ser interpretados.




Dicas: Diz que não é aconselhável fazer a leitura quando estiver angustiado, e é bom purificar o ambiente com incenso e colocar sobre a mesa em que a consulta será feita um copo com água e sal, isso ajudará a afastar energias negativas.






Bom gente, eu em particular não encherguei nadica de nada, vendo estas fotos e as suas interpretações,  percebo que não é tão simples assim, podemos ver coisas e interpreta-las diferente, então se um dia eu quiser ver a borra do meu café, primeiro terei que  conseguir bebe-lo rssss e terei que praticar muito minha percepção para isso.


Espero que tenha gostado desta matéria sobre o café.

7 comentários, ebaaa!:

Nessa on 6 de setembro de 2010 16:50 disse...

Aii, adoro isto! Fui a um restaurante árabe e lá fizeram a leitura para mim! Muito interessante!!
Querida, obrigada pelo selinho e por acompanhar o meu bloguinho! O seu está a cada dia melhor!!
Beijãooo

Nessa on 7 de setembro de 2010 14:06 disse...

é...não gosto muito de café, tomei mais pela curiosidade mesmo..hehehe é beeemmm forte e mais, como dizer...uma textura mais grossinha, sabe...mas pra qeum gosta de café deve ser bom...hehehehe
Beijocassss

C.Rivieri on 13 de setembro de 2010 17:40 disse...

meu deus...eu num vi nada ali não...srsr...são desenhos abstratos...srrs...no filme Harry Potter...a professora maluca ve um sinistro na xícara de chá do Harry...além de árabe, deve ter algo a ver com bruxaria tbm...num sei né!

Anônimo disse...

Meu nome é Cleide e Gostaria de saber em SP qual restaurante arabe que faz a leitura da borra.
Eu consegui ver algumas coisas, como tenho sensibilidade gostaria de aprender esta técnica, assim poderia lidar melhor com minha sensibilidade.

DRICCA on 30 de dezembro de 2012 15:08 disse...

Oi Cleide obrigada por visitar meu blog.
Quanto a sua pergunta, eu não tenho conhecimento de nenhum lugar que possa aprender esta técnica com habilidade.

Mas no poste tem os links das pesquisas que fiz onde você pode consultar mais sobre o assunto.
beijo

julia disse...

oi amei seu blog parabens como se o futuro na borra de cafe

celia on 13 de agosto de 2013 10:58 disse...

Oi meninas, meu nome é Célia e eu leio a Borra do café a quase 30 anos, e digo é preciso ter o dom mesmo. Por vezes podemos descrever os aspectos físicos das pessoas dentre os desenhos - agora estou lançando o site que explica tudo e poderá fazer a consulta se quiser podem visitar www. leraborradecafe.com.br

Postar um comentário

1º Selinho

1º  Selinho

Selinho

Selinho

Selinho

Selinho
Related Posts with Thumbnails

NO MUNDO HOJE É DIA?

 

Mundo de Dricca Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos