sexta-feira, 27 de agosto de 2010

GÊNIO DA LÂMPADA

Postado por DRICCA às 07:23
"Ela apanhou a lâmpada e começou a esfregá-la, porque estava muito suja. Nesse momento, surgiu um gênio que gritou bem alto:"
 


- Sou o gênio da lâmpada e obedecerei à pessoa que a estiver segurando.






Digam-me, quem já não sonhou achar uma lâmpada dessas?


Quando criança adorava assistir o seriado na TV JEANNIE É UM GÊNIO e ria muito com as atrapalhadas da gênio que tentava agradar seu amo. Também tem aquele gênio de Aladim, que concedia 3 pedidos.
 E como podem ver na foto acima também já representei um Gênio da lâmpada em uma Apresentação de Dança.


E como tudo que é curioso na cultura árabe lá fui eu pesquisar sobre o assunto, e trago para quem gosta de curiosidades, um texto muito legal sobre o Gênio da Lâmpada.

No folclore árabe, os gênios são espíritos que tem poderes sobrenaturais e aparecem em diversas formas e tamanhos. Podem ser bons ou maus, dependendo de seu mestre. Vivem em lugares inóspitos, como garrafas vazias.

Gênio é a tradução usual em português para o termo árabe jinn.
De acordo com a mitologia, os jinni foram criados dois mil anos antes da feitura de Adão e eram possuidores de elevada posição no Paraíso, grosso modo igual ao dos anjos, embora na hierarquia celeste fossem provavelmente considerados inferiores àqueles.  Deles é dito serem feitos de ar e fogo.
Entre os arqueólogos lidando com antigas culturas do Oriente Médio, qualquer espírito mitológico inferior a um deus é freqüentemente referenciado como um "gênio", especialmente quando descrevem relevos em pedra e outras formas de arte. Esta prática se inspira no sentido original do termo "gênio" como sendo simplesmente um espírito de algum tipo.
 

Sendo compostos de fogo ou ar e tendo a capacidade de assumir qualquer forma humana ou animal, os jinni podem residir no ar, no fogo, sob a terra e em praticamente qualquer objeto inanimado concebível: pedras, lamparinas, garrafas vazias, árvores, ruínas etc. Na hierarquia sobrenatural, os jinni, embora inferiores aos demônios, são não obstante extremamente fortes e astuciosos. Eles possuem todas as necessidades físicas dos humanos, podendo até mesmo serem mortos, mas estão livres de quaisquer restrições físicas.


A palavra árabe jinni deriva do verbo "Djanna" que significa, "ser coberto ou escondido", e com o verbo na voz ativa, significa: "cobrir ou esconder".  Algumas pessoas dizem que jinn, portanto, significa as qualidades ou capacidades ocultas do homem. Outras pessoas alegam que significa seres da selva, ocultos nos montes. Segundo a crença islâmica os gênios vivem na Terra em um mundo paralelo ao da humanidade do qual podem ir e voltar a vontade sendo invisíveis aos olhos humanos sempre que desejam.

Nem todos os jinni são casos totalmente perdidos. De alguns diz-se que possuem uma disposição favorável em relação à humanidade, ajudando-a quando precisa de ajuda, ou mais provavelmente, quando isto é conveniente para os interesses do jinn. Na maioria dos casos citados na literatura e no folclore, contudo, eles se divertem em punir os seres humanos por quaisquer atos que considerem nocivos, e são assim responsabilizados por muitas moléstias e todos os tipos de acidentes. 
 (Fonte: http://www.khanelkhalili.com.br/curiosidades.htm)

Todavia, quem conhecer os necessários procedimentos mágicos para lidar com os jinni, pode utilizá-los em proveito próprio. 


Se você achasse uma Lâmpada dessas o que pediria?
Eu  teria uma lista, mas lembrem-se, são só 3 pedidos e cuidado porque tudo que falar será realizado!!!
Comentem!!!!

7 comentários, ebaaa!:

Aline Rivieri on 27 de agosto de 2010 07:55 disse...

Ganhar na mega sena seria um deles!!!

hehehe

C.Rivieri on 30 de agosto de 2010 13:51 disse...

eu pediria que fosse a garota mais inteligente da escola, pediria também um guarda roupa cheio de roupas de grifes e sapatos, maquiagens esmaltes..srsr...e pediria pra ganhar na mega sena e comprar casa e carro pra familia toda ^^

Anônimo disse...

eu queria ser rico e tambem eu peço que a jenefer seja minha mulher e tambem peço que tenha um casarao.

Anônimo disse...

mim dar duas mulheres uma morena e uma preta e mim dar muito dinheiro e saude.

willian disse...

eu quero que bota a jenefer no meu caminho e que mim seduz quero um tesouro cheio de riquezas e quero ser um sultao que tenha um harem cheio de odalisca gostosas e saude pra mim para minha familia

carlos willians willians on 4 de setembro de 2013 03:57 disse...

ganhar no rio de premio

carlos willians willians on 6 de setembro de 2013 02:29 disse...

quero ser rico

Postar um comentário

1º Selinho

1º  Selinho

Selinho

Selinho

Selinho

Selinho
Related Posts with Thumbnails

NO MUNDO HOJE É DIA?

 

Mundo de Dricca Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos